quarta-feira, 4 de abril de 2018

(Continuação 11)

Novas unidades de medida
 
 
Em meados do século XIX, as autoridades, a exemplo do que já era feito no estrangeiro, decidiram uniformizar as unidades de medida que, até aí, subsistiam sem muito rigor e introduzir o sistema métrico decimal.
Existia, por exemplo, para as medidas lineares as varas e os côvados, passando o metro padrão a ser a nova referência.
O mesmo se passaria com as unidades de peso, e o arrátel de 16 onças (antes de 12,5 e, depois, de 14) ou o quintal de 128 arráteis, deram origem ao grama.
 
 
 
“Na altura da formação de Portugal (1128), o padrão de peso utilizado era o arrátel, do árabe al-ratl, que era um padrão moldado em ferro fundido ou em granito. Este padrão variou de acordo com os interesses, assim como todos os outros, pesando desde 353 até 459 gramas.
No ano de 1352, alguns povoados “portucalenses” queixaram-se à corte de Lisboa por se sentirem lesadas quer no pagamento dos direitos reais, quer nas rendas que pagavam a fidalgos e clérigos. A confusão nos padrões era tamanha que D. Pedro I (1357–1367) tentou impor um padrão único para todo o território português, decretando que os pesos sólidos tivessem como base as medidas de Santarém, e os líquidos as utilizadas em Lisboa.
Posteriormente, D. Afonso V (1438–1481), impôs os padrões de três cidades: Lisboa, Porto e Santarém. Embora houvesse diminuído, a confusão ainda imperava e no reinado de D. João II (1481–1495), devido a intensificação do comércio com o resto da Europa, adotou-se um novo padrão de peso – o marco de Colônia – um padrão que deveria ser feito em ferro forjado e serviria para pesar ouro e prata”.
Fonte: “blogbentes.blogspot.com/”
 
 
 
 
 
Medidas Lineares

Fonte: pt.wikipedia.org/




Medidas de Peso

Fonte: pt.wikipedia.org/
 
 
 
 
Assim, há mais de 150 anos, em 1859, a 20 de Junho é assinado o decreto nº 152, publicado a 1 de Julho de 1959.
Esse Decreto de 20 de Junho de 1859 estabeleceu como obrigatório o uso exclusivo do sistema métrico decimal, passando então a vigorar o uso da medida métrica linear, a partir da data de 1 de Janeiro de 1860, ficando abolidas e ilegais as varas e os côvados e quaisquer outras medidas lineares.
Este decreto entrou em vigor para as medidas lineares, em Lisboa a 1 de Janeiro de 1860 e nas restantes localidades a 1 de Março do mesmo ano.
A obrigatoriedade da utilização das restantes medidas entrou em vigor, em todo o território nacional, em 1 de Janeiro de 1862.
Por isso, em 1861, através de publicidade, em jornais, era feito um apelo para que os cidadãos cumprissem o que estava determinado na lei no respeitante às novas unidades de medida.

 
 
 

In “Jornal do Porto”, 28 de Fevereiro de 1861, p. 3
 
 
 
 
Nos anos seguintes, à introdução das novas unidades de medida, os novos conceitos eram ensinados nas escolas de instrução primária, como atesta a publicidade que se segue.

 
 
 

In “Jornal do Porto”, 6 de Fevereiro de 1872, p. 3
 
 
 
As unidades de medida de superfície e as de capacidade, toque de prata e toque de ouro sofreriam, também, as respectivas alterações para o sistema métrico. 


Sem comentários:

Enviar um comentário